Acabamentos para vasos
A montagem de vasos requer bastante atenção nos detalhes para que o desenvolvimento das plantas seja o mais próximo do natural possível. Uma das etapas de grande importância na montagem dos vasos é a finalização com acabamento ou cobertura do solo. O acabamento em vasos não apresenta finalidade apenas estética e decorativa, é muito importante também para proteger a terra de efeitos como a erosão, bem como mantê-la úmida. Além disso, o acabamento ajuda a manter o solo dentro do vaso, ou seja, no momento da rega, o acabamento impede que a terra respingue e suje a planta, o próprio vaso ou até a área ao redor dele.

É possível utilizar diferentes materiais, de diferentes tamanhos, cores e texturas, dependendo do efeito que se deseja alcançar. Os materiais mais utilizados são as cascas de pinus, seixos de rio, pedriscos, argila expandida e vegetação.

As cascas de pinus dão acabamento rústico aos vasos e no mercado existem dois tipos: as cascas polidas, que apresentam melhor acabamento, sem farpas e outros resíduos de madeira, é mais utilizada em vasos de interior por ter uma aparência mais bonita; e as cascas tratadas, que tem aparência mais natural, com farpas e visual bem rústico, geralmente utilizada para acabamentos em ambientes externos. Além disso, existe uma diferença significativa no valor dos dois tipos, por esse motivo a casca tratada é a mais utilizada.
Polida                                                          Tratada

Você encontra aqui na Native Garden

Seixos e pedriscos são encontrados no mercado em diversos tamanhos, cores e formatos. Algumas pedras conferem visual mais rústico ao vaso, enquanto outras podem trazer um visual mais sofisticado. A argila expandida, além de ser utilizada para a drenagem dos vasos, é uma boa opção para quem busca um visual rústico, pois é um material leve e com bom rendimento de cobertura por conta de seu tamanho e formato arredondado, apresentando assim um ótimo custo benefício.

Você encontra aqui na Native Garden

Quando se trata de acabamento com vegetação, deve-se priorizar as forrações, que são vegetações com crescimento rasteiro ou pendente. A cobertura com forração dá um ar mais natural ao vaso, conferindo também movimento, volume, textura e cor. No entanto, a escolha da espécie deve ser feita com cuidado, já que o vaso limita o crescimento das plantas, tornando-o um ambiente propício a competições entre as espécies ali plantadas.

Você encontra aqui na Native Garden