Layout do blog

Flores mais bonitas e seus cuidados

Rosas

É a principal e a mais antiga fornecedora de flores de cortes em uso comercial no país.

Cuidados: É cultivada como planta isolada ou em conjuntos, em canteiros de terra fértil, permeável e irrigada a intervalos.

Maria sem vergonha

Originária da áfrica, cujo nome específico hoje em sinônimo foi dado em homenagem ao Sultão de Zanzibar.

Cuidados: É cultivada em agrupamentos isolados a pleno sol ou em meia-sombra, em canteiros bem preparados em preparado com solo rico em material orgânico e com bastante umidade. É tolerante ao frio.

Lírio Rosa

Trata-se de espécie tradicional na alta sociedade, conhecida por sua pureza e inocência.

Cuidados: Adequada para bordaduras ou conjuntos isolados, a pleno sol, com terra rica em matéria orgânica. È tolerante ao frio.

Narciso

Originárias da Europa e norte da África.

Cuidados: Cultivado em vasos ou e em grupos como bordaduras ou maciços, a pleno sol ou a meia sombra, em canteiros férteis. Aprecia o frio, sendo indicado para cultivo apenas em regiões de altitudes do sul do país.

Orquídea "Luck Strike"

Muito conhecida por sua elegância e diversidade de cores.

Cuidados: Inflorescência no ápice do no ápice do pseudobulbo, protegida no início por uma espada.
Cultivada em vasos preenchidos com fibras de xaxim, mantidos em estufas.

Multiplica-se por mudas que são obtidas através da divisão da planta.

Magnólia

Alguns estudos sugerem que as magnólias podem ser as primeiras flores que surgiram no nosso planeta, mas não é comprovado. Produzem abundantes flores brancas ou rosadas, grandes e perfumadas.

Cuidado: Cultiva em jardins a pleno sol, formando conjuntos isolados ou renques, em canteiros com terra bem preparadas, enriquecida, porém pode ser cultivada em climas mais quentes.

Sempre Viva

São conhecidas por manter a sua cor e seu aspecto vivo mesmo depois de mortas.

Cuidado: É tolerante a baixas temperaturas, porém pode ser cultivadas em climas mais quentes, com a terra bem preparada e enriquecida de húmus.

Jasmim-Amarelo

Foi transportada pelos Árabes na época da colonização.

Cuidados: É cultivado a pleno sol, como planta isolada, em grupos formando maciços ou renques ao longo da parede, muro, muretas ou cercas. Aprecia o frio, como nas regiões de altitude do sul do país.

Helicônia

Nativa do Brasil, se tornou muito conhecida por ser ornamental e ter cores brilhantes e vibrantes.

Cuidados: Cultivada isoladamente, em grupos ou renques, a meia-sombra, em terra fertilizada e mantida úmida. Planta tipicamente tropical, não tolera o frio.
Multiplica-se por divisão de touceira, no fim do inverno e na primavera.

Tulipas

Originária da Europa e da Ásia, é conhecida por ser atraente e simples.

Cuidado: Cultivada formando maciços densos ou em bordaduras, a pleno sol, bem como em vasos. No Brasil são Plantados apenas bulbos importados e já climatizados, uma vez que as plantas não produzem novos bulbos em nossas condições.
Multiplica-se por bulbos. Nas regiões de origem são plantados no final do verão e inicio de outono. Após o florescimento as folhas caem e os bulbos são arrancados e armazenados para “cura” até que sejam plantados novamente.

Trechos retirados do Livro “Plantas Ornamentais do Brasil, 3º Edição”
Por “Lorenzi Moreira de Souza”

Queda de árvore caída na rua devido a chuvas de verão
11 dez., 2020
No período de chuvas aumenta a preocupação com queda de árvores. No verão a queda pode ser 81% maior que em outros períodos. Saiba mais sobre a importância da manutenção de árvores e como contratar uma empresa especializada.
alunos ao redor de plantação de verduras
19 ago., 2020
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, pois permitem explorar a relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. Conheça o Projeto horta escolar
Mosaico de fotos com frutas
19 ago., 2020
Frutíferas em vasos exigem cuidados, uma vez que suas raízes não podem percorrer o solo em busca de água e nutrientes, por isso é necessário irrigar constantemente e adubar de tempos em tempos.
exemplos de pedras utilizadas na decoração de jardins
19 ago., 2020
A escolha da pedra vai depender do uso do jardim, do gosto e da disponibilidade do cliente, pois, dependendo da pedra escolhida, o custo pode ser mais alto do que a utilização de vegetação de cobertura.
plantação de verduras
19 ago., 2020
É cada vez mais comum a transformação de praças e ambientes em desuso em hortas comunitárias e, há também quem prefira ter a sua própria horta ao alcance das mãos, em casa mesmo. Saiba mais.
Gramado em processo de irrigação
19 ago., 2020
A irrigação na medida certa é que vai definir não só a vitalidade da paisagem por muitos anos, como garantir a economia de água.
parede decorado de plantas formando um jardim vertical
19 ago., 2020
O Jardim vertical não é mais só uma alternativa para a falta de espaço, é um elemento de grande importância no Paisagismo por trazer beleza e impacto visual, transformando paredes e muros “sem graça” em obras de arte vivas e coloridas.
jardim decorado
19 ago., 2020
Não é só de plantas e terra que vive um jardim. Existe uma infinidade de acessórios no mercado que podem ser utilizados para as mais diversas finalidades e projetos. Saiba mais.
Sala de estar decorado
19 ago., 2020
Inserir vasos na decoração é uma prática antiga, que visa trazer um visual natural, leve e fresco, valorizando o ambiente. Existe uma enorme variedade de modelos, cores, formas e materiais que se encaixam em todos os estilos.
mãos segurando terra
19 ago., 2020
A compostagem é a transformação da matéria orgânica bruta como restos de alimentos, palhadas de plantas, etc., num produto nutritivo e de fácil assimilação para as plantas, através de um processo eficiente de decomposição executado por micro-organismos.
Mais Posts
Share by: