Layout do blog

Forrações para jardins e vasos
Forrações são plantas que apresentam crescimento mais horizontal do que vertical, ou seja, se alastram pelo solo formando uma cobertura. No jardim, elas têm o papel de integração e transição para as plantas de maior porte, conferindo contrastes, formas e texturas muito interessantes. São bastante utilizadas também em vasos, como cobertura do solo e acabamento natural. Além disso, apresentam função de controle da erosão e manutenção da umidade do solo.

No mercado é possível encontrar uma grande variedade de forrações. Existem forrações para sombra, meia sombra ou sol pleno, e também forrações anuais ou perenes. As forrações anuais são aquelas que se desenvolvem, florescem e morrem num período de um ou dois anos, já as perenes são aquelas que se desenvolvem, florescem e continuam o ciclo por vários anos. A escolha das espécies adequadas é essencial para o seu bom desenvolvimento e para a beleza do jardim ou do vaso.

Confira algumas forrações bastante utilizadas em projetos paisagísticos:

Azulzinha (Evolvus glomeratus)



Desenvolve-se bem em locais de meia sombra ou sol pleno. É uma planta perene com folhas pequenas e delicadas flores azuis que nascem quase o ano todo, principalmente durante a primavera, e formam um aglomerado denso.

Grama amendoim (Arachis repens)



Bom desenvolvimento em locais com luz difusa ou sol pleno. É uma planta perene que não necessita de muita manutenção, forma um tapete verde como um gramado mais alto, e principalmente durante a primavera e o verão exibe suas pequenas e delicadas flores amarelas.

Grama preta (Ophiopogon japonicus)


Planta perene com bom desenvolvimento em locais de meia sombra ou com luz difusa. Esta planta não requer muita manutenção e não suportam temperaturas muito baixas. Sua coloração verde escura promove belos contrastes com as outras espécies do jardim.

  • Grama preta comum: pode chegar a 0,25m de altura
  • Grama preta mini: pode chegar a 0,10m de altura


Hera batata (Hedera canariensis)



Bom desenvolvimento tanto em meia sombra, quanto em sol pleno. Planta perene bastante versátil, pode subir em muros e árvores e ser conduzida como trepadeira, e pode ser utilizada como vegetação pendente em jardins verticais e vasos.

Lambari (Tradescantia zebrina)



Planta perene e muito rústica, apresenta melhor desenvolvimento em locais de meia sombra ou com luz difusa. A variedade “purpusii” tem folhagem avermelhada e desenvolve-se melhor em sol pleno. É bastante utilizada também em jardins verticais por sua característica pendente, conferindo volume, movimento e contraste de cor.

Singônio (Syngonium angustatum)


Folhagem perene que desenvolve-se em meia sombra. Suas folhas apresentam coloração e desenho muito interessantes para composição do jardim. É muito utilizada como forração, mas também pode subir em muros e árvores e ser conduzida como trepadeira.

Você encontra na Native Garden

Queda de árvore caída na rua devido a chuvas de verão
11 dez., 2020
No período de chuvas aumenta a preocupação com queda de árvores. No verão a queda pode ser 81% maior que em outros períodos. Saiba mais sobre a importância da manutenção de árvores e como contratar uma empresa especializada.
alunos ao redor de plantação de verduras
19 ago., 2020
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, pois permitem explorar a relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. Conheça o Projeto horta escolar
Mosaico de fotos com frutas
19 ago., 2020
Frutíferas em vasos exigem cuidados, uma vez que suas raízes não podem percorrer o solo em busca de água e nutrientes, por isso é necessário irrigar constantemente e adubar de tempos em tempos.
exemplos de pedras utilizadas na decoração de jardins
19 ago., 2020
A escolha da pedra vai depender do uso do jardim, do gosto e da disponibilidade do cliente, pois, dependendo da pedra escolhida, o custo pode ser mais alto do que a utilização de vegetação de cobertura.
plantação de verduras
19 ago., 2020
É cada vez mais comum a transformação de praças e ambientes em desuso em hortas comunitárias e, há também quem prefira ter a sua própria horta ao alcance das mãos, em casa mesmo. Saiba mais.
Gramado em processo de irrigação
19 ago., 2020
A irrigação na medida certa é que vai definir não só a vitalidade da paisagem por muitos anos, como garantir a economia de água.
parede decorado de plantas formando um jardim vertical
19 ago., 2020
O Jardim vertical não é mais só uma alternativa para a falta de espaço, é um elemento de grande importância no Paisagismo por trazer beleza e impacto visual, transformando paredes e muros “sem graça” em obras de arte vivas e coloridas.
jardim decorado
19 ago., 2020
Não é só de plantas e terra que vive um jardim. Existe uma infinidade de acessórios no mercado que podem ser utilizados para as mais diversas finalidades e projetos. Saiba mais.
Sala de estar decorado
19 ago., 2020
Inserir vasos na decoração é uma prática antiga, que visa trazer um visual natural, leve e fresco, valorizando o ambiente. Existe uma enorme variedade de modelos, cores, formas e materiais que se encaixam em todos os estilos.
mãos segurando terra
19 ago., 2020
A compostagem é a transformação da matéria orgânica bruta como restos de alimentos, palhadas de plantas, etc., num produto nutritivo e de fácil assimilação para as plantas, através de um processo eficiente de decomposição executado por micro-organismos.
Mais Posts
Share by: