Blog

Hortas urbanas

horta

Com a vida sempre corrida nos grandes centros urbanos, as pessoas têm cada vez mais buscado alguma forma de melhorar sua qualidade de vida. Quem tem a possibilidade acaba mudando de casa e indo morar longe do centro. Quem não tem como se mudar busca alternativas como a prática esportiva periódica e uma alimentação mais saudável, rica no consumo de verduras e legumes. Porém, é sabido que na agricultura convencional o uso de agrotóxicos é largamente utilizado para o controle de pragas, o que torna o alimento não tão saudável assim.

Com isso os produtos orgânicos (cultivados sem a utilização de agrotóxicos e adubos químicos) têm ganhado visibilidade e espaço nas  prateleiras dos supermercados, nas feiras livres e nas mesas da população.

As pessoas também tem se unido para transformar praças e ambientes em desuso em hortas comunitárias e, há também quem prefira ter a sua própria horta ao alcance das mãos, em casa mesmo.

Algumas questões são importantes antes de montar sua própria horta, como por exemplo o local escolhido para a montagem, a insolação, a ventilação, o solo (pode ser em vasos) e as espécies que serão utilizadas.

Também é importante saber que, as hortaliças, diferente das plantas utilizadas no jardim, precisam de muitos cuidados e atenção, principalmente quando o assunto é irrigação, que precisa ser diária.

Consulte um paisagista para saber o melhor local para montar a sua horta.