Layout do blog

Plantas para ambientes internos

Plantas para ambientes internos

Quando pensamos em jardim, logo nos vem à cabeça a imagem de uma grande área aberta com plantas de vários tipos, mas é possível estar próximo à natureza mesmo em ambientes internos e pequenos, como dentro do apartamento ou do escritório. O segredo para ter plantas bonitas e saudáveis neste tipo de ambiente está na combinação de um local adequado com o tipo correto de planta. É importante saber que todas as plantas precisam de luz natural para se desenvolver, porém algumas gostam de luz direta em suas folhas e outras preferem luz difusa, que são as chamadas plantas de meia-sombra ou de sombra, e são ideais para ambientes internos.

Local: deve contar com alguma quantidade de iluminação natural e uma boa circulação de ar, porém sem incidência de ventos fortes.

Espécie: optar por plantas de meia-sombra ou sombra, que são mais adequadas para ambientes internos. Dica: as plantas com folhagem em tom de verde mais escuro vão muito bem em ambientes sem iluminação natural direta, já as plantas com folhagem mais grossa e firme têm menor necessidade de água.

Vaso: o tamanho do vaso deve ser adequado ao porte e ao tipo de crescimento da planta. Além disso, o vaso deve ser adequado ao local. Existem vasos fabricados de diversos materiais e, dependendo do material, o peso do vaso é muito grande, podendo sobrecarregar estruturas como as sacadas de apartamentos. Uma ótima opção são os vasos fabricados com materiais que os tornam mais leves, como os de polietileno.

Algumas plantas mais utilizadas em ambientes internos:

Palmeira Chamaedorea (Chamaedorea elegans)



Muito utilizada em vasos, gosta apenas de iluminação indireta e o sol pode amarelar suas folhas;

Palmeira-leque ou Licuala (Licuala grandis)



Folhas grandes e arredondadas, apresenta crescimento lento e precisa de boa iluminação indireta;

Árvore da felicidade (Polyscias fruticosa)



Folhas recortadas, pequenas e delicadas, precisa de boa iluminação indireta e não suporta ar-condicionado ou vento em excesso;

Pacová (Philodendrom martianum)



Folhas largas em tom verde escuro e caule grosso, gostam de ambientes quentes e não suportam ar-condicionado e nem água em excesso;

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)



Folhas em tom verde escuro e brilhante, é uma das plantas que mais resiste a pouca luminosidade e necessita de poucos cuidados e regas;

Lança de São Jorge (Sansevieria trifasciata)



Folhas cilíndricas e alongadas que trazem elegância ao ambiente, é bastante resistente, não gosta de excesso de água e se adapta bem a ambientes com ar-condicionado;

Pata de elefante (Beaucarnea recurvata)



Vai bem tanto em ambiente externo como interno, é bastante resistente, não gosta de excesso de água e se adapta bem ao local onde é plantada.

Cacto candelabro (Euphorbia ingens)



Se adapta bem tanto em ambiente externo como interno, que deve ser bem arejado, e não suporta excesso de água. Cuidados: tem espinhos e substância tóxica na seiva.

Queda de árvore caída na rua devido a chuvas de verão
11 dez., 2020
No período de chuvas aumenta a preocupação com queda de árvores. No verão a queda pode ser 81% maior que em outros períodos. Saiba mais sobre a importância da manutenção de árvores e como contratar uma empresa especializada.
alunos ao redor de plantação de verduras
19 ago., 2020
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, pois permitem explorar a relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. Conheça o Projeto horta escolar
Mosaico de fotos com frutas
19 ago., 2020
Frutíferas em vasos exigem cuidados, uma vez que suas raízes não podem percorrer o solo em busca de água e nutrientes, por isso é necessário irrigar constantemente e adubar de tempos em tempos.
exemplos de pedras utilizadas na decoração de jardins
19 ago., 2020
A escolha da pedra vai depender do uso do jardim, do gosto e da disponibilidade do cliente, pois, dependendo da pedra escolhida, o custo pode ser mais alto do que a utilização de vegetação de cobertura.
plantação de verduras
19 ago., 2020
É cada vez mais comum a transformação de praças e ambientes em desuso em hortas comunitárias e, há também quem prefira ter a sua própria horta ao alcance das mãos, em casa mesmo. Saiba mais.
Gramado em processo de irrigação
19 ago., 2020
A irrigação na medida certa é que vai definir não só a vitalidade da paisagem por muitos anos, como garantir a economia de água.
parede decorado de plantas formando um jardim vertical
19 ago., 2020
O Jardim vertical não é mais só uma alternativa para a falta de espaço, é um elemento de grande importância no Paisagismo por trazer beleza e impacto visual, transformando paredes e muros “sem graça” em obras de arte vivas e coloridas.
jardim decorado
19 ago., 2020
Não é só de plantas e terra que vive um jardim. Existe uma infinidade de acessórios no mercado que podem ser utilizados para as mais diversas finalidades e projetos. Saiba mais.
Sala de estar decorado
19 ago., 2020
Inserir vasos na decoração é uma prática antiga, que visa trazer um visual natural, leve e fresco, valorizando o ambiente. Existe uma enorme variedade de modelos, cores, formas e materiais que se encaixam em todos os estilos.
mãos segurando terra
19 ago., 2020
A compostagem é a transformação da matéria orgânica bruta como restos de alimentos, palhadas de plantas, etc., num produto nutritivo e de fácil assimilação para as plantas, através de um processo eficiente de decomposição executado por micro-organismos.
Mais Posts
Share by: